Presentes de casamento: doações para ONGs e cotas para a lua de mel são ótimas sugestões para presentear noivos

Especialista dá dicas do que oferecer em cerimônias especiais

Presentes de casamento: doações para ONGs e cotas para a lua de mel são ótimas sugestões para presentear noivos
Stock.XCHNG

Assim como a escolha do vestido, do bolo e do local da festa, a lista de presentes de casamento merece atenção especial. Afinal, nela estará boa parte dos itens que serão usados pelo casal em sua nova casa. O DaquiDali conversou com a especialista Sandra Zlotagora Pessini, que deu dicas incríveis de como montar uma relação sem correr o risco de ter repetições de presentes. A empresária falou ainda sobre uma nova moda para quem não precisa de utensílios domésticos: dividir passeios da viagem de lua de mel ou fazer doações para ONGs.

Que cuidados a noiva deve ter para montar uma lista de presentes de casamento?
A lista deve estar pronta assim que os noivos entregarem os convites, em média três ou quatro meses antes da cerimônia. Desta forma, os convidados ganham tempo para se organizarem para a compra do presente.

Existe alguma restrição quanto ao que deve ser pedido?
Não. A lista pode ter presentes tradicionais de casamento, como faqueiro, jogo de jantar, copos, taças. Pode conter ainda presentes mais pessoais, especialmente para aqueles noivos que já tem casa montada. Neste caso, eles podem colocar complementos ou uma obra de arte. Há listas com doações para ONGs ou associações que os noivos já costumam ajudar. Essa prática ainda não é muito comum aqui no Brasil. Em países como a Inglaterra essa experiência funciona muito bem. Ajudar quem precisa em um momento de comemoração é muito legal.

A noiva pode colocar a lista em mais de uma loja?
A dica que eu dou para os noivos é a seguinte: monte sua lista de presentes em um único lugar. Digo isso porque, geralmente, depois do casamento vem a dor de cabeça. O casal acaba se sentindo na obrigação de colocar uma listagem na loja de eletrodoméstico, outra em uma loja de móveis, outra em uma loja de presentes finos e decoração. Fazendo isso, os noivos irão ter três listas para gerenciar, e a dificuldade está exatamente nisso. E ainda, pode acontecer deles ganharem mais presentes de um lugar do que de outro. Essa é a maior queixa dos casais depois do casamento.

O casal deve ir à loja escolher os itens?
Hoje já não se tem essa necessidade. Muitas lojas oferecem em seus sites imagens de boa qualidade com as informações necessárias. Alguns presentes, como um sofá, uma poltrona, por exemplo, talvez a pessoa vá querer experimentar. Querer ver a estampa, o material, enfim, para ter certeza antes de tomar uma decisão.

E quanto aos presentes dados pelos padrinhos?
No Brasil, geralmente eles são os que dão os presentes mais caros, os eletrodomésticos e eletrônicos. Nesse caso, o casal pode também pensar em fogões mais personalizados, aqueles de cinco bocas, ou então uma miniadega para climatização de vinhos.

Cotas para a lua de mel podem ser pedidas?
Acho muito deselegante pedir dinheiro aos convidados, mas pode. Se precisar de recursos para a viagem, ao invés de colocar cotas de 50, 100, 500 reais, ponha itens de turismo, como por exemplo, um passeio de escuna em Trancoso. É mais elegante explicar que eles desejam tal quantia para o passeio na Bahia. Dessa forma, os convidados não doam simplesmente quantia de dinheiro, mas têm a oportunidade de proporcionar um programa único que será lembrado pelos noivos.

Por Aurora Aguiar – Blog DaquiDali – Terça-feira, 22 de Maio de 2012

Vai se casar? Crie gratuitamente uma lista de casamento

Comente

Leave a Reply

Using Gravatars in the comments - get your own and be recognized!

XHTML: These are some of the tags you can use: <a href=""> <b> <blockquote> <code> <em> <i> <strike> <strong>

Rank Monitor