Uma celebração de casamento diferente….

O blog ListaPerfeita bateu um papo com a ritualista Beatriz Moura Leite, idealizadora do Casamento Celta.

Trata-se de um ritual de casamento completamente diferente de tudo que já vimos até hoje. Sem nenhum vínculo com qualquer religião e visa “Celebrar o amor e a união, através de uma cerimônia original, personalizada e com a participação mais ativa dos amigos e familiares mais queridos era a sua intenção”.


Achamos muito bonito e exótico o ritual criado por ela, com base em muitos anos de estudo e decidimos dividir com vocês!

ListaPerfeita: De onde veio sua inspiração para a criação do Ritual?
Beatriz: Sou psicanalista junguiana e durante os meus estudos de psicologia e filosofia eu me deparei com a cultura celta! E foi assim que eu me encantei com esse povo e com a forma como eles enxergavam os relacionamentos! Por isso, eu resolvi resgatar alguns de seus princípios e dar um toque contemporâneo na cerimônia celta de casamento antigo, para justamente tornar um conhecimento ancestral tão rico em simbologias acessível a um maior numero possível de pessoas! (…)
Os aspectos que me inspiraram para a construção desse modelo do Casamento Celta que eu articulei e já há sete anos venho realizando no Brasil foram:
1)      eles acreditavam que no relacionamento o homem e a mulher devem se apoiar e equilibrar, nenhum deles deve ter maior ou menor poder em detrimento ao outro
2)      o respeito que eles tinham pela natureza, que alem de reverenciá-la como a Grande Mãe, eles realmente tinham o que chamamos hoje de consciência ecológica,
3)      a espiritualidade livre e menos dogmática do povo celta também me chamou muito a atenção, eles tinham uma espiritualidade ampla e respeitavam a fé, sem impor poder
4)      era uma sociedade matriarcal, e as mulheres, as sacerdotisas ao lado dos sacerdotes e druidas celebravam cerimônias (*)

LP: Quais são os pontos mais “legais” para você nesse tipo de cerimônia?
B: Essa é uma cerimônia com características bem interessantes, na verdade eu acho que ela é toda linda, pois são cerimônias únicas, e embora as cerimônias tenham um fio condutor, a fluidez e a organização necessárias durante a sua realização, até para que as pessoas possam acompanhá-la confortavelmente, elas ganham a identidade do casal, se diferenciando de fato umas das outras!
A cerimônia se desenrola em nove momentos coerentes que se complementam em seu simbolismo total! Mas é claro que durante as cerimônias existem os pontos  mais marcantes e que eu considero incríveis! Entre eles, eu citaria PONTO 1 a posição dos noivos diante dos convidados, (…) virados de frente para os convidados,(…)  PONTO 2 Também, acho muito interessante a motivação e participação mais ativa dos padrinhos para com o momento, (…) PONTO 3  No casamento Celta a importância e a evidencia maior que se dá aos Pais e Avós é muito especial! A família é honrada, em um dos Momentos Oficiais da cerimônia, trazendo para o Rito um  momento único em que os Pais e os seus filhos tem a oportunidade de demonstrar gratidão, PONTO 4 – A Troca das Alianças e o seu Simbolismo antigo e sábio em analogia com a representação dos elementos da natureza com aspectos de relacionamento,(…) PONTO 5 –  pedir apara assessora distribuir lencinhos de papel, para as lágrimas de emoção que irão aflorar na maioria, pois é EMOCIONANTE! (*)

LP: O que o difere das cerimônias mais comuns de casamento?
B: Esse é um Ritual que se difere em muitos aspectos das cerimônias mais comuns de casamento, toda a sua atmosfera, toda a sua energia, suavidade, contemplação e significados se diferem, pois é uma cerimônia participativa, envolvente, diferente de tudo o que a maioria das pessoas, na maioria das vezes está habituada a ver em casamentos!! (…) Nessa cerimônia detalhes que compõe a organização e as entradas similaridades com cerimônias comuns são bem vindas, pois de certa forma, isso traz maior segurança e aceitação da família e dos mais velhos, por isso, eu prefiro manter, pois a idéia não é chocar com o que é diferente, mas sim transformar, tornar possível o novo, o diferente, mas respeitando sempre e acima de tudo as crenças e a dinâmica, familiar dos casais!(…) (*)

LP: Casais de qualquer religião/crença podem optar por essa cerimônia?
B: Sim, essa é uma cerimônia para todos! Basta querer celebrar o amor, celebrar a dádiva de amar, que qualquer pessoa poderá realizar! Acolhe e respeita todas as religiões! (*)

LP: É necessário algum tipo de “cursinho” pré nupcial?
B: Não há cursinhos! Não é necessário! Os noivos não precisam se preocupar com isso! Mas teremos sim conversas e nos conheceremos mais de perto! Nosso trabalho é bem personalizado e por isso, tudo começa com o Estudo do casal, que na verdade é um material que eu desenvolvi primeiramente para eu ter como base o perfil do casal para que na cerimônia, os objetos, as entradas, as cores e os detalhes traduzissem a essência do casal! (…) (*)

Muito legal né?

Para mais informações: www.casamentocelta.com.br

Vídeo de uma cerimônia Celta:http://vimeopro.com/talamofilmes/videos

* Respostas editadas para adequação ao blog, respeitando seu conteúdo e contexto.

Vai se casar? Crie gratuitamente uma lista de casamento

Comente

Leave a Reply

Using Gravatars in the comments - get your own and be recognized!

XHTML: These are some of the tags you can use: <a href=""> <b> <blockquote> <code> <em> <i> <strike> <strong>

Rank Monitor